6 motivos para transformar seu negócio físico em digital
A internet é um ambiente vasto para diversos conteúdos, conhecimentos e é receptivo para quem tem a ambição de empreender. Por isso, muitas empresas utilizam desse espaço virtual para ampliar seus serviços, divulgar ou vender seus produtos, seja como uma extensão do que oferecem presencialmente ou para expandir o seu negócio. Confira a seguir seis…

A internet é um ambiente vasto para diversos conteúdos, conhecimentos e é receptivo para quem tem a ambição de empreender. Por isso, muitas empresas utilizam desse espaço virtual para ampliar seus serviços, divulgar ou vender seus produtos, seja como uma extensão do que oferecem presencialmente ou para expandir o seu negócio.
Confira a seguir seis motivos para transformar o seu negócio em digital também:
1) Ter um espaço aberto à sua disposição 24 horas por dia
Uma empresa física, por sua estrutura, depende dos funcionários para que se mantenha em funcionamento. O ambiente digital possui várias ferramentas que podem auxiliar e/ou ampliar seu negócio — seja construindo um próprio sistema web, utilizando da plataforma de outras empresas ou divulgando através das redes sociais.
Uma loja de roupas local, por exemplo, poderia oferecer seus produtos virtualmente, através do marketplace ou divulgar a marca através das redes sociais, usando elas como vitrine para as peças.
Ou, poderiam ir além, criando conteúdos no Youtube e promovendo eventos que tenham relação com a marca.
Empresas que não possuem uma presença online, ficam limitadas em sua expansão e na aquisição de novos clientes e oportunidades.
2) Flexibilidade de horário
Negócios virtuais se diferem dos físicos por serem mais maleáveis e possibilitarem que empreendedores e funcionários trabalhem em qualquer lugar e horário.
Essa flexibilidade soluciona o problema de empreendedores e funcionários que possuem dificuldade de trabalhar em horários comerciais. Porém, é importante organizar-se para evitar que seu desempenho de trabalho seja prejudicado.
3) Redução de custos
Um negócio virtual não necessita do aluguel ou aquisição de um espaço físico para funcionar. Caso você já possua um espaço físico, com uma empresa virtual as despesas de aluguel, água, luz e telefone serão diminuídas drasticamente.
4) Mais oportunidade de crescimento
Uma pesquisa realizada pelo NZN Intelligence em 2019 mostrou que 74% dos consumidores brasileiros preferem comprar online. E tudo indica que esse percentual é provável que continue crescendo. O contexto da pandemia com o Covid resultou no aumento no percentual de compras online de forma signativa.
A escalabilidade é um dos benefícios, permitir a marca ser conhecida por pessoas de qualquer lugar do país, resultando no aumento da exposição e fortalece o engajamento entre o cliente e a empresa.
5) Ampliar a divulgação
Com um aplicativo ou sistema web para a sua empresa, é possível apresentar sua marca e atingir o mundo inteiro.
Dependendo do seu tipo de negócio virtual, pode ser possível comercializar no exterior, contratando serviços de envio e os disponibilizando aos clientes nas plataformas existentes. É importante atentar-se ao prazo de entrega, visto que este deve ser real e atraente aos consumidores, fazendo com que prefiram sua empresa a outras.
6) Mensuração de resultados
Hoje, as mídias sociais e sistemas web, como o próprio Google, dispõem de ferramentas que colhem dados com exatidão sobre os seus usuários, número de acessos e impressões.
Diferente de um negócio físico, em que é difícil ter informações precisas que podem ser preciosas e podem ajudar em projetos futuros e no direcionamento da empresa.
A partir dos motivos que citamos, é possível compreender o alto crescimento do consumo no mundo digital e a importância de inserir sua empresa nele. Para alavancar sua empresa com um aplicativo, sistema web ou outro software, entre em contato e faça um orçamento com a EJCM!