Aplicativo, site ou sistema web? ūüĖ•ÔłŹ

Entenda as diferenças e veja qual é melhor para o seu negócio.

A tecnologia está, gradativamente, se tornando mais presente em nossas vidas, principalmente após a pandemia. Optar por adquirir um aplicativo, site ou sistema web pode ser essencial para impulsionar o seu negócio e cativar seus clientes. Um exemplo, são as plataformas delivery, passando de 49% antes da pandemia, para 81% depois das medidas restritivas, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, encomendada pela VR Benefícios.

Mas, afinal, quais s√£o as diferen√ßas entre eles e qual das op√ß√Ķes √© mais vantajosa para sua empresa? √Č muito comum recebemos clientes com essa d√ļvida.

Vamos começar explicando o que é cada um deles.

Aplicativo mobile

Um aplicativo é um software (ou programa) criado particularmente para dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Promove agilidade em contratar um servi√ßo, fazer uma compra, pagar contas ou interagir com sua empresa com apenas um clique. Possui as funcionalidades na palma da sua m√£o, proporcionando mais facilidade para o seu dia-a-dia e melhorando a usabilidade. Al√©m disso, permite integra√ß√£o com seu celular e servi√ßos como: geolocaliza√ß√£o, integra√ß√£o com a c√Ęmera os sistemas de pagamentos e ferramentas da plataforma (Android, iOs e Windows).

Se voc√™ tem a necessidade de usar integra√ß√Ķes do dispositivo m√≥vel, √© prefer√≠vel optar por um aplicativo mobile.

√Č relevante por permitir uma experi√™ncia √ļnica ao usu√°rio, mas √© necess√°rio um desenvolvimento um pouco mais complexo.

Site

Um site √© composto por v√°rias p√°ginas web armazenadas em um servidor. Por exemplo, em um blog √© comum n√≥s vermos na barra de navega√ß√£o bot√Ķes que levam para cada uma dessas p√°ginas como uma ‚ÄúHome‚ÄĚ, um ‚ÄúSobre‚ÄĚ a empresa e p√°gina de ‚ÄúContato‚ÄĚ.

Uma das suas vantagens √© a possibilidade de criar um layout que se adapta ao formato de seu dispositivo mobile (site responsivo). Podem possuir imagens e v√≠deos e ter uma apar√™ncia mais est√°tica (sites fixos que exibem o mesmo conte√ļdo para cada usu√°rio) ou mais din√Ęmica (de maior intera√ß√£o do usu√°rio) ‚ÄĒ este √ļltimo sendo mais trabalhoso.

√Č a melhor op√ß√£o se voc√™ tem como objetivo utilizar a plataforma para fun√ß√Ķes informativas.

√Č importante sempre deix√°-lo atualizado, atendendo as expectativas de mudan√ßas no comportamento do consumidor para atrair sempre novos clientes.

O que é um sistema web?

Um sistema web √© um software hospedado na internet onde qualquer usu√°rio cadastrado pode acess√°-lo atrav√©s de um navegador (Chrome, Mozilla, Edge, etc.). Tem funcionalidades externas e internas, e pode ter diferentes tipos de permiss√Ķes de usu√°rios, administradores e colaboradores com √°reas e funcionalidades restritas para cada uma delas.

Uma das vantagens dos sistemas web √© que n√£o ocupam espa√ßo de mem√≥ria em seu dispositivo, al√©m de serem ambientes mais seguros para realizar transa√ß√Ķes, automatizar tarefas e gerenciar seu banco de dados.

√Č uma op√ß√£o interessante se voc√™ precisa de funcionalidades que atendam tamb√©m a um p√ļblico interno.

Os sistemas web apresentam maior capacidade de personalização e, consequentemente, podem proporcionar uma acessibilidade maior, gerando uma boa experiência para o usuário.

Qual é melhor para o meu negócio?

Essa escolha é fundamental e decisiva para o planejamento da sua ideia. Cada tipo de aplicação ocasiona uma experiência diferente, um layout diferente e um tipo de programação.

Então é necessário pensar nos seguintes tópicos:

  • Que necessidade voc√™ precisa suprir?
  • Quais s√£o seus objetivos e metas?
  • Quem √© seu p√ļblico alvo?

Após respondê-las, tente entender qual tipo de software é o mais adequado para o seu modelo de negócio.

Depois de ler os t√≥picos e as diferen√ßas entre cada uma das aplica√ß√Ķes, conta para gente: qual desses recursos mais te interessou? Entre em contato agora e fa√ßa seu or√ßamento de aplicativo ou sistema web com a EJCM!

Similar Posts