As 4 etapas da concepção digital
Confira as etapas deste processo muito utilizado em empresas

Já abordamos em nosso blog anteriormente a importância do MVP (Minimum Viable Product, ou Produto Minimamente Viável) e seus tipos para gerar soluções. Mas ainda nos resta a dúvida, como criar um produto ou serviço digital? A resposta para essa pergunta se encontra na concepção digital.
A concepção digital consiste em um processo de criação de um protótipo MVP da proposta para validar ou invalidar uma ideia de solução. Por ter como base o foco no problema, ao realizar esse processo pode-se refinar a solução ou descartá-la sem grandes perdas. Confira agora as quatro etapas da concepção digital:
1. Entender
A primeira etapa consiste em investigar os problemas e entender a dor dos seus futuros usuários. Algumas perguntas que geram boas reflexões capazes de ajudar a desenvolver e analisar melhor ao pensar em uma solução digital são: O que o cliente têm buscado? Quais foram as maiores reclamações? O que poderia resolver seus problemas? A ideia do projeto ajuda a suprir o problema?
Essa etapa é ótima para visualizar claramente o que precisa ser colocado de mais importante no projeto para que ele seja funcional e que atenda as expectativas, de modo que faça sentido para o usuário.
2. Definir
Após entender o problema é necessário definir um escopo. Essa fase consiste em escolher a dor que você quer resolver e para quem essa solução será necessária.
Nessa fase geralmente são feitos:
- Formulários de público, para você entender quem serão seus possíveis clientes;
- Criação de personas;
- Outras técnicas que te façam se conectar com as necessidades desse público.
Após essa coleta, é necessário pensar na proposta de valor da sua solução digital. É importante pensar nos seguintes questionamentos: Qual seu diferencial? De que forma você pode ajudar nesse problema?
3. Criar
Depois de colhermos todos esses dados sobre o problema, o seu público alvo e definir qual será a proposta de valor da sua solução, chegou a hora de criar a solução. Nesse momento, o importante é usar a criatividade e não se apegar aos detalhes.
Faça uma jornada do usuário com as coisas mais importantes para a solução do problema e não complique, deixe a resposta do público apontar onde as mudanças serão necessárias.

4. Lançar
Por fim chegamos na etapa do lançamento: aqui precisamos deixar o produto palpável e pronto para ser lançado aos usuários. Geralmente, são feitos formulários, com os usuários, para a validação da solução.
Todo esse processo parece demorado, porém poupa tempo e valida sua ideia. Se no MVP a sua solução não agradou, o processo pode ser repetido até agradar. Portanto, trata-se de um método bem flexível.
E aí? Gostou de conhecer um pouco do processo de concepção digital? Nossas equipes da EJCM também utilizam essas etapas de concepção digital como modelo para o desenvolvimento de nossos projetos, de modo a estarmos sempre alinhados com a ideia do cliente.
Quer saber mais sobre o processo de concepção aqui na EJCM? Faça um orçamento já e venha realizar seus sonhos online!
Oss!