Como agilizar seu projeto com o Scrum

Um dos grandes desafios ao desenvolver qualquer projeto complexo é otimizar tempo enquanto entrega produtos de alta qualidade. Para solucioná-lo, mais de 12 milhões de pessoas utilizam o Scrum. Dentre essas pessoas incluem-se membros de grandes empresas de tecnologia, como Google e Apple, de organizações de outras áreas como agências de marketing e até mesmo…

Agilizando seus projetos com scrum

Um dos grandes desafios ao desenvolver qualquer projeto complexo é otimizar tempo enquanto entrega produtos de alta qualidade. Para solucioná-lo, mais de 12 milhões de pessoas utilizam o Scrum. Dentre essas pessoas incluem-se membros de grandes empresas de tecnologia, como Google e Apple, de organizações de outras áreas como agências de marketing e até mesmo do FBI. Por isso, hoje vamos falar sobre como esse framework (e não metodologia) torna a execução de projetos mais ágil e eficaz.

O que é Scrum

O Scrum é uma framework (sistema de regras, ideias ou crenças utilizado para planejamento e solução de problemas) de desenvolvimento ágil que prioriza a entrega de produtos com alto valor. As frameworks ágeis enfatizam o valor de iterar rapidamente e de satisfazer o cliente, seguindo princípios do Manifesto Ágil (Não sabe o que é Manifesto Ágil? Dê uma olhada nesse outro artigo que escrevemos sobre o assunto).

O Scrum foi pensado como alternativa aos modelos tradicionais de desenvolvimento de software — que frequentemente geram projetos que podem não funcionar, atrasar, ficar mais caros que o orçamento previsto ou que podem até estar desatualizados no momento em que forem entregues ao mercado.

Eventos e papéis da equipe no Scrum

Para entender melhor o Scrum, apresentaremos seu processo especificando pessoas e eventos únicos a essa framework:

Product Owner

O Product Owner é a pessoa que representa o cliente e outros stakeholders (termo que engloba indivíduos ou organizações impactados pelas ações da empresa que oferece o produto a ser desenvolvido). O Product Owner gerencia o Product Backlog, uma lista de prioridades de todos os itens necessários para que o produto funcione e possua valor agregado.

Desenvolvedores

Outro papel importante é a equipe de desenvolvedores. Essa equipe é responsável pela parte de execução do projeto, que é realizada durante a Sprint — um período geralmente entre 1 e 4 semanas.

Durante o Sprint Planning (evento do Scrum que tem o objetivo de planejar os objetivos da sprint), o Sprint Backlog é criado, o qual compreende à lista de tarefas e objetivos a serem cumpridos nesse período. Tendo bem definido o que a palavra “feito” significará, a equipe de desenvolvedores trabalhará conjuntamente para entregar valor.

Esquema que mostra o fluxo básico de um processo Scrum: O cliente traz seus comentários ao Product Owner, que adiciona tarefas ao Product Backlog. O Product Backlog é utilizado como base para planejar a Sprint seguinte, que será executada pelos desenvolvedores. Essa sprint também tem um backlog: o Sprint Backlog.

Uma vez por dia, a equipe se encontra para a Daily, uma reunião de 15 minutos com o objetivo de inspecionar e adaptar o progresso do objetivo da sprint, além de abordar impedimentos ou necessidades.

Scrum Master

A pessoa que certifica que o Scrum foi assimilado pela equipe e está sendo colocado em prática por esta é o Scrum Master. Ele gerencia a equipe e ajuda todos a entenderem a teoria, prática e regras da framework.

No final da sprint a equipe se reúne para avaliar o que foi feito e repensar as novas prioridades do produto em uma reunião chamada Sprint Review. Finalmente, a equipe realiza uma Sprint Retrospective, onde serão avaliados pontos positivos e negativos relativos ao trabalho na sprint anterior e será construído um plano pensando em melhorias.

Esquemática mais completa que a anterior sobre o funcionamento do Scrum. Após a definição da sprint e passagem de tarefas para o Sprint Backlog, os desenvolvedores atuam na sprint pelo tempo determinado (1 a 4 seamnas) gerenciados pelo Scrum Master. Todos os dias acontece a Daily, uma reunião rápida em que todos reportam o que estão fazendo e o que farão em seguida. No final da sprint há a Sprint Review, uma reunião de encerramento, e a Sprint Retrospective, em que se analisa a forma como a sprint foi trabalhada e são planejadas melhorias para a sprint seguinte.

Agilizando seus projetos com Scrum

O processo do Scrum pode parecer a princípio trabalhoso e demorado, mas, entendendo bem sua teoria, é possível otimizar tempo e gerar resultados e melhorias frequentes, gerando alto valor ao produto.

Na EJCM, o Scrum fornece otimização de tempo nas nossas equipes pela constante autoavaliação de resultados e adaptação para solucionar insuficiências. Além disso, os testes frequentes realizados por nossos membros e a priorização do funcionamento do software geram entregas com maior valor e melhores resultados para nossos clientes.

Se você deseja executar seu projeto com agilidade, entre em contato com a EJCM e faça um orçamento hoje mesmo!

Similar Posts