Como Parcerias Ágeis podem impulsionar sua startup?
Para entendermos como parcerias ágeis impulsionam startups, primeiro precisamos entender o que é ser “Ágil” e como esse movimento é aplicado no dia a dia do desenvolvimento. O que é o Movimento Ágil O Movimento Ágil se iniciou através da iniciativa de 17 engenheiros de software que, ao logno dos anos 90, sentiram insatisfação com…

Para entendermos como parcerias ágeis impulsionam startups, primeiro precisamos entender o que é ser “Ágil” e como esse movimento é aplicado no dia a dia do desenvolvimento.
O que é o Movimento Ágil
O Movimento Ágil se iniciou através da iniciativa de 17 engenheiros de software que, ao logno dos anos 90, sentiram insatisfação com os modelos vigentes de desenvolvimento de software e de relação com o cliente.
Esses engenheiros se reuniram então para criar o que entrou para a história como Manifesto Ágil. Divulgado em 2001 e pensado por engenheiros renomados — entre eles, Kent Beck, Mike Beedle e Arie van Bennekum —, o manifesto gerou um grande movimento de reflexão na indústria.
Seu principal objetivo era definir princípios para remodelar a forma como empresas de software estariam se relacionando com seus funcionários e, principalmente, com seus clientes.
Princípios do Manifesto Ágil
Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
Primeiro princípio do Manifesto Ágil, o conceito é aplicado em empresas ágeis ao diminuir o nível de burocracia entre o cliente e o ambiente de desenvolvimento, gerando assim uma comunicação mais horizontal e frequente.
Responder a mudanças mais que seguir um plano
Ao aplicar o princípio anterior, é possível se adequar de forma mais fácil às mudanças constantes envolvidas em um negócio disruptivo como uma startup. O Ágil visa, principalmente, a agilidade para reagir a mudanças de curso. Por isso, trabalhar com uma parceria que aplica esse modelo garante à startup um alinhamento maior sobre o serviço contratado.
Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
Na EJCM este alinhamento e colaboração se traduzem em contratos de escopo aberto, em que o desenvolvimento é cíclico e as entregas são decididas junto ao cliente no início de cada ciclo. Ao contrário de modelos de escopo fechado, onde a entrega do projeto inteiro é definida antes de começar a executar o trabalho, no escopo aberto abraçamos a possibilidade de fazer entregas constantes e validações com o mercado alvo de forma rotineira.
Software em funcionamento mais que documentação abrangente
Este último princípio pode ser entendido como ter o produto final rodando e sendo testado constantemente como uma prioridade maior do que ter um processo de documentação formal. O Ágil estabelece esse princípio considerando que, devido às mudanças e adequações que se tornam necessárias ao longo do desenvolvimento, criar uma documentação abrangente durante esse processo vai exigir sempre um processo muito grande de re-trabalho.
Quer saber mais sobre esse assunto? Para impulsionar sua startup hoje mesmo, entre em contato e peça um orçamento para construir seu produto ágil com a EJCM.