Como transformar seu negócio físico em digital?
Ter um negócio digital é uma grande aposta para alavancar seu empreendimento físico. Esse espaço virtual pode ser usado para divulgar ou vender seus produtos, ampliar seus serviços, sejam como uma extensão do que oferecem ou para expandir o negócio. Confira a seguir os passos ideais para a transformação do seu negócio. 1) Escolha o…

Ter um negócio digital é uma grande aposta para alavancar seu empreendimento físico. Esse espaço virtual pode ser usado para divulgar ou vender seus produtos, ampliar seus serviços, sejam como uma extensão do que oferecem ou para expandir o negócio.
Confira a seguir os passos ideais para a transformação do seu negócio.
1) Escolha o modelo de negócio
Existem diversos tipos de empreendimentos que utilizam o virtual como principal meio para atingir o público, parceiros, fornecedores, dentre outros. Alguns dos principais modelos são:
- E-commerce – Possibilita apresentar seus produtos e serviços em uma vitrine virtual dedicada. Exemplo: Lojas de roupa;
- Marketplace – Uma plataforma criada por terceiros que possibilita a venda dos seus produtos mediante cadastro. Exemplo: Mercado Livre, Americanas, Shopee;
- Prestação de serviços online – Aproxima-se do cliente através do atendimento por mensagens, email, chat ou videoconferências;
- Cursos ou mentorias online – Podem ser feitos em diversos formatos, como webinars, videoaulas ou e-books, que possibilitam que alunos assistam quando e onde quiserem.
2. Defina seu público-alvo e estude a audiência
É necessário entender o que o seu público busca e como sua empresa pode chegar até ele.
Pensar no segmento em que seu negócio está será essencial para definir o modelo de negócio e o que será vendido. É mais interessante focar em um público alvo específico e não em um mercado inteiro quando se trata de negócios digitais.
Isso ocorre porque, no mundo digital, as pessoas procuram por soluções específicas. Ou seja, mesmo atingindo um público menor, será possível ter um bom volume de vendas por ter um nicho definido.
Escolhido o segmento, é hora de entender sua audiência. Mesmo que traga sua base atual de clientes para o seu negócio digital, será preciso estudar potenciais futuros clientes e entender quais tipos de interesses e problemas eles podem ter.
Nesse sentido, definir o perfil do cliente ideal de seu negócio, seus gostos, hábitos e necessidades, pode ajudar você a planejar estratégias e criar conteúdos muito mais direcionados e efetivos.
3. Decida quais ferramentas utilizar
Independente de qual modelo você decida, é importante estar conectado. Para isso, você pode experimentar diversas das ferramentas e entender qual se adequa ao seu propósito e atende à sua audiência.
Essas ferramentas abrem diferentes leques de possibilidades do que se pode fazer com elas, seja para transformar seu negócio totalmente em virtual ou de forma parcial, tendo a parte virtual como uma extensão ou agregador.
Mas não se limite a escolher apenas uma, teste e valide todas se possível, pois elas podem ser combinadas para atender objetivos diferentes.
Redes Sociais
São usadas, frequentemente, para realizar o marketing e a divulgação da marca ou empresa. O espaço, além de promover, pode ser usado para criação de conteúdos, como vídeos, posts e infográficos.
O objetivo do uso das redes sociais é compartilhar com o público informações para identificar ou solucionar um problema que esteja de certa forma relacionado com seu serviço ou produto.
Por isso, as mídias sociais podem ajudar a gerar mais caminhos para que uma pessoa conheça seu negócio.
Blog
Assim como as redes sociais, o blog busca compartilhar informações com o público. No entanto, ele se aprofunda em relação à criação de conteúdo, aproveitando o formato mais amplo de artigo.
Isso pode ser vantajoso para criar uma relação de proximidade entre a pessoa e a marca, trabalhando a partir do conceito de Marketing de Conteúdo.
Site
Uma das formas mais consistentes para se entrar no mundo digital.
Os sites podem ser de vários tipos, servir a diversos propósitos, e é certo que eles serão úteis para o seu negócio.
Eles podem ser criados através de construtores de websites — Google Sites, Wix e WordPress — ou por demanda contratando uma empresa especializada. Esses sites podem ser landing pages ou sites estáticos mais complexos.
A landing page é uma proposta mais simples. Ela quase sempre é estática, contendo imagens e vídeos que só podem ser editados via código, e tem como objetivo principal anunciar um produto ou serviço único, trazendo suas vantagens e funções mais interessantes.
Ela pode ter diferentes objetivos dentro de uma estratégia de marketing, mas a principal é gerar potenciais clientes, que têm contato com o produto e podem vir a ter interesse em comprar futuramente.
Outro tipo de site é o site estático, que pode ser um conjunto de páginas institucionais que apresentam o seu negócio e dão mais informações ao potencial cliente sobre o que você oferece.
Existe um terceiro tipo de site que é uma boa solução para um comércio, por exemplo. Nele, sem gastar muito, é possível anunciar vendas de produtos ou serviços. São os marketplaces, que abrem espaço para comercializar diversos tipos de itens.
Para comércios usar um site como esse é interessante, por exemplo, para alavancar as vendas e vender para regiões além da sua região de origem, sendo um dos passos para obter aumento no lucro.
O marketplace de produtos mais conhecido é o Mercado Livre, por exigir menos burocracias para iniciar as vendas, mas existem diversos outros para explorar.
Já para a venda de cursos existe também uma gama de sites que atendem esse modelo. Um dos exemplos mais famosos é a Udemy, plataforma on-line em que você pode criar e divulgar seu próprio curso.
Sistema Web
Caso seu negócio não se adeque a um marketplace já existente ou não faça sentido criar um site, ter um sistema web próprio pode ser uma solução.
O sistema web é uma ferramenta de auto gerenciamento que permite cadastro, login, mudanças de informações dinâmicas e também coleta de dados de uso, entre outras funcionalidades. Ele possui mais funcionalidades do que um simples site.
Caso o seu modelo de negócio seja mais complexo, pode valer a pena investir no desenvolvimento de um sistema web próprio que atenda às funcionalidades desejadas.
Como exemplo, podemos trazer o QuintoAndar, que é uma imobiliária digital e atua como um serviço web voltado a pessoas que querem alugar imóveis.
Aplicativo
Assim como os sites, existem aplicativos que oferecem espaço para outros negócios atuarem. Porém, considerar ter um aplicativo próprio é uma alternativa, seja para complementar ou melhorar o seu empreendimento.
Um bom exemplo de empresas com aplicativos são os cinemas, que agora possuem seus próprios aplicativos para compra de ingresso e fornecem até alguns benefícios, aprimorando um serviço presencial e levando para o digital.