Entenda a diferença entre uma empresa e uma startup
Descubra como funciona cada modelo

Existem algumas dúvidas, entre os empreendedores, sobre o que difere uma pequena empresa das startups. Mas, de fato, eles têm uma diferença ideológica, organizacional e de estratégia de financiamento. Caso queira começar um novo empreendimento, mas esteja confuso com alguns conceitos e sobre esses formatos, esse artigo tira as principais dúvidas.
Startups
Startups podem ser definidas como organizações formadas para encontrar um modelo de negócio repetível — o qual consegue entregar o mesmo produto ou serviço em escala e de maneira ilimitada — e escalável. Fundadores de startups não estão somente buscando aprovação de seu modelo de negócio e executá-lo, mas estão procurando fazê-lo rapidamente e de uma forma que traga um grande impacto no mercado em que estão inseridos. E é comum que levem anos para uma startup possuir lucro, por se tratar de um negócio instável e que está buscando solucionar um problema com seu produto ou serviço.
O Uber é um exemplo de empresa que iniciou como uma startup, praticamente dominando o seu mercado e mesmo valendo bilhões nele, ele segue com o balanço negativo.
Para deixar mais claro o conceito de startup, imagine um serviço inovador capaz de resolver um problema do seu cotidiano. Bem, e se uma startup criasse um aplicativo que ofereça o serviço de compra e delivery de alimentos? Sem ter nenhum restaurante ou lanchonete próprio, o iFood se tornou um negócio consolidado no mercado.
Pense nesse exemplo, o iFood foi uma startup que possui tecnologia no seu produto, o aplicativo, possui um negócio repetível e escalável — que toma proporção para todo o Brasil, incluindo cada vez mais restaurantes.
Pequenas Empresas
Uma pequena empresa não está procurando um modelo de negócio que funcione no futuro e, sim, um negócio que funcione desde seu início. E apresenta maior estabilidade e segurança de retorno financeiro.
Impulsionada principalmente pela lucratividade, uma pequena empresa é uma organização auto-sustentável que gera lucro a partir de seu primeiro dia aberto e que busca um valor de receita que se mantenha a longo prazo. Elas não requerem investimentos enormes e tempo para formular uma companhia que funcione.
Imagine uma padaria como uma pequena empresa que é rentável desde o primeiro dia que inaugurado. Tipicamente, ela apresenta uma quantidade relativamente pequena de vendas, insere-se em um mercado local ou regional e possui um número pequeno de funcionários.
Diferenças chave entre uma Startup e uma Pequena Empresa
Agora que você sabe a definição de startup e pequena empresa, as diferenças entre esses dois modelos começa a fazer mais sentido.
De forma enumerada, as duas são diferentes no que diz respeito às importantes características a seguir:
1. O crescimento
A intenção de crescimento do fundador de uma startup é estremecer o mercado com um modelo de negócio de impacto.
Eles querem assumir o controle do mercado.
Porém, para startups, isso não acontecerá do dia para a noite. Eles requerem investimentos iniciais e estes não trarão retorno imediato. Por isso, uma startup provavelmente não será lucrativa em seu primeiro, segundo ou até terceiro ano (além do fato de que algumas startups nem alcançam lucratividade).
Porém, fundadores de startups se propuseram a buscar o modelo de negócios certo que alcançasse alturas enormes em um mercado enorme — isso tudo o mais rápido o possível.
Essa distinção também se refere à indústria em que podemos encontrar a maioria das startups: a indústria de tecnologia. Startups estão, em sua maioria, presentes online ou negócios guiados pela tecnologia que podem alcançar facilmente um mercado maior.
Por outro lado, para movimentar uma pequena empresa, não é necessário um grande mercado para ter crescimento. Você só precisa de um mercado e ser capaz de alcançar e servir a todas as pessoas dentro dele de forma eficiente.
Peça a qualquer para citar um pequeno negócio e eles provavelmente mencionarão o mercado local, alguma cafeteria ou cabeleireiro. Eles não estão estremecendo uma indústria mas, sim, tentando lucrar dentro dela.
2. Investimento
Outro ponto é a forma de investimento, que é todo o valor que o empreendedor e/ou seus sócios vão disponibilizar para iniciar o empreendimento. Pequenas empresas utilizam investimentos familiares ou pessoais, enquanto startups costumam ter investidores-anjo e/ou fundos de investimento do mercado de capital de risco.
É importante ao começar sua empresa ou startup que você entenda no que está se envolvendo quando se trata de finanças. Porque uma coisa em comum que ambas têm é o desafio de buscar por uma forma de financiamento, por se tratarem de empreendimentos arriscados.
Startups geralmente procuram por maiores investimentos logo de cara, portanto buscam investidores que procuram investimentos maiores.
Por outro lado, proprietários de pequenas empresas recorrem ao financiamento de dívidas por meio de empréstimos a pequenas empresas para cumprir suas metas de financiamento.
Os bancos tradicionais e os credores online oferecem menores quantidades de capital e cobram juros pelo financiamento. Embora, tenham de pagar mais pelo capital no final, a integridade de sua propriedade permanece completamente intacta.
3. Objetivo
O principal objetivo da empresa é permanecer no mercado.
Sim, todo proprietário tem um objetivo para o que a sua empresa se torne, mas no fim todos procuram criar negócios auto-sustentáveis e duradouros.
As startups são planejadas para serem temporárias e caso tudo corra bem, ela pode vir a se tornar uma grande empresa. Outra realidade comum de uma startup é a sua venda para uma empresa maior.
4. Estrutura
Uma empresa tradicional segue um padrão de processos e um planejamento fixo, com uma previsibilidade maior dos resultados.
Já nas startups, a equipe e os sócios se preparam para problemas e trabalham na hipótese de que eles surjam, sempre procurando por uma solução rápida.
Caso esteja preferindo optar por abrir um negócio como uma pequena empresa, não crie a expectativa de ficar rico, mas saberá que a rentabilidade e a receita estarão mais próximas das suas mãos.
Seja para começar a construir seu negócio ou entender em qual caso a sua empresa se encaixa, é importante entender a diferença entre os modelos, para que saiba vender e como investir nele. Agora que você sabe sobre a diferença entre os dois e irá entender melhor sobre o mundo empreendedor.