Plataformas digitais e impacto no negócio físico

Essencialmente, todas as marcas se esforçam para construir uma base sólida de confiança e compreensão com todos os seus consumidores. Isso porque confiança é, no final das contas, o objetivo principal de uma marca. Mas como uma plataforma digital pode auxiliar nessa construção? Tudo é digital! As plataformas digitais surgiram com o objetivo de permitir…

Plataformas digitais e impacto no negócio físico

Essencialmente, todas as marcas se esforçam para construir uma base sólida de confiança e compreensão com todos os seus consumidores. Isso porque confiança é, no final das contas, o objetivo principal de uma marca. Mas como uma plataforma digital pode auxiliar nessa construção?

Tudo é digital!

As plataformas digitais surgiram com o objetivo de permitir que clientes e negócios conectem-se uns aos outros de forma mais fácil, atendendo às necessidades dos negócios, maximizando a satisfação e garantindo uma boa experiência geral do cliente.

Dentre diversas empresas de vários segmentos, desde o alimentício, como os mercados, até construtoras, haverá pelo menos uma empresa que possua plataforma virtual. Isso se deve a facilidade em construir um site personalizado ou ter uma presença online, como por exemplo, a marca estar nas redes sociais divulgando e produzindo conteúdo.

A presença online permite à empresa construir autoridade e credibilidade na internet, com objetivo de tornar a marca uma referência no seu segmento. Até mesmo, porque é bem provável que seu público esteja presente no mundo virtual. E a plataforma é o motor fundamental para o crescimento e desenvolvimento local e mundial.

Por isso, as empresas ocupam esse espaço, com o objetivo de atrair futuros clientes, ficando acessíveis em diferentes canais como site, aplicativo, blog, mídias sociais e outros.

Assim, caso alguém busque pela sua marca na internet, após ter aproveitado a experiência pessoalmente, irá ter resultados e pode até criar um vínculo a ponto de se fidelizar e retornar a comprar. Ou, alguém que nunca frequentou descubra o seu negócio na internet e se torne cliente.

É importante ter noção de que para alcançar uma presença online sólida, é necessário fortalecer sua marca nos canais em que estão presentes.

Adaptar seu serviço para atender o cliente

Ao ter uma plataforma online, você tem a oportunidade de moldar totalmente a mensagem de sua empresa de uma forma que seu público-alvo se identifique de alguma forma, aproveitando o poder de influência que o virtual tem.

Significa que você pode oferecer mais valor aos seus clientes e dar-lhes um maior grau de satisfação — o que fortalece ainda mais o relacionamento. Plataformas como aplicativos, sites e sistemas web, possuem um maior controle de dados, como o tempo gasto em cada página, processo de registro do cliente e o tráfego dele.

A análise das principais métricas, permite que você personalize o tipo de conteúdo, melhore o seu serviço/produto para melhorar a experiência do cliente com a sua marca.

Por exemplo, sistemas web com formulário de “Fale conosco” aprimoram o atendimento ao cliente, agilizando o processo de contato e estabelecendo uma maior proximidade com ele.

Isso pode ser usado para ajudar a direcionar o cliente para as partes do seu serviço / oferta, que podem ajudá-lo permanentemente a resolver o problema, adquirindo o seu produto / serviço.

Plataforma digital e seus benefícios

1 – Feedback Quantitativo

Possuindo uma plataforma digital você pode medir facilmente o feedback que recebe da atividade do cliente em seus sites. Agora é mais fácil do que se imaginava possível obter dados precisos e situacionais como .

Esses canais digitais revolucionários facilitam o recebimento de dados qualitativos e quantitativos (ou seja, taxas de cliques em termos de% junto com outras métricas cruciais).

Esta é uma melhoria em outras formas de feedback, que dependem apenas de números básicos para forçá-lo a calcular o desempenho.

Além disso, isso permite que as empresas examinem por que os clientes não estão atingindo sua meta prevista. Por exemplo, as empresas com funis de vendas podem examinar individualmente cada elemento do funil e revisar seu desempenho usando KPI, para fazer julgamentos com relação a possíveis ajustes para melhorar as conversões.

Isso abre novas oportunidades para ver exatamente onde você pode estar perdendo receita e oferece insights valiosos sobre como exatamente você pode melhorar.

2 – Redução do impacto da distância

Plataformas digitais permitem que seu negócio alcance lugares distantes e atravesse barreiras geográficas, aumentando o mercado que sua empresa pode alcançar.

3 – Possibilidade de apoiar novos e diferentes tipos de negócios

O estudo “Benefits of Online Platforms”, realizado pela empresa Oxera, aponta que plataformas digitais permitem que alguns projetos acessem um mercado de investidores motivados por uma variedade de fundos de retorno.

Além disso, elas também tornam os negócios de nicho mais viáveis ao expandir a base de clientes potenciais, assim como a redução do impacto da distância.

4 – Redução de custos

Além disso, esse levantamento indica que plataformas digitais podem reduzir custos. Essa redução pode vir de vários canais diferentes, incluindo custos de busca por clientes, recrutamento de funcionários, obtendo feedback do cliente ou reduzindo os gastos com marketing/melhorando sua eficiência.

Uma ressalva feita nesse estudo é que quando as plataformas online são usadas para outros benefícios (valor da marca ou expansão da base de clientes), eles frequentemente associam tempo e custos monetários.

A experiência digital pela qual um usuário passa quando descobre nossa marca pela primeira vez, até as sequências pós-transação, é importante demais para ser negligenciada pelo fato de definir se ele se tornará cliente ou não. Na vanguarda do cenário digital em constante mudança de hoje, ela deve ser uma prioridade da estratégia de vendas e marketing de qualquer organização.

Por isso, para causar impacto com a presença digital do seu negócio e ter uma ótima experiência do cliente, entre em contato com a EJCM e faça um orçamento da sua plataforma digital.

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