Prototipagem: o que significa baixa ou alta fidelidade?

Sabe quando você tem uma ideia que é muito boa na sua cabeça, mas você não sabe como torná-la realidade? Uma forma de tornar ela mais palpável é através da prototipagem, seja ela de baixa ou alta fidelidade. Mas antes, o que é um protótipo? Definindo um protótipo Basicamente, um protótipo consiste na execução visual…

Prototipagem: o que significa baixa ou alta fidelidade?

Sabe quando você tem uma ideia que é muito boa na sua cabeça, mas você não sabe como torná-la realidade? Uma forma de tornar ela mais palpável é através da prototipagem, seja ela de baixa ou alta fidelidade. Mas antes, o que é um protótipo?

Definindo um protótipo

Basicamente, um protótipo consiste na execução visual da sua ideia. O objetivo é definir as telas de uma aplicação ou sistema pensando em sua composição gráfica e imaginando a navegação do usuário por elas.

Um protótipo pode ir do mais simples possível, rascunhado em papel, até uma modelagem interativa e altamente fiel ao produto final.

Se você quiser entender mais sobre como executar um protótipo, confira o nosso artigo O que é prototipagem e como ela pode melhorar a criação de seus apps.

Prototipagem de baixa fidelidade

Um protótipo de baixa fidelidade, também chamado de wireframe, pode ser feito tanto à mão quanto de forma digital. Ele tem a função de “botar os pingos nos is”, tornando possível visualizar de forma simplificada e mais imediata todas as funcionalidades de uma determinada aplicação.

Três prototipagens de baixa fidelidade lado a lado, representando três tamanhos de tela diferentes (desktop, tablet e mobile). As estruturas não são muito detalhadas, sendo compostas por caixas de tons diferentes de cinza para designar áreas de texto, áreas de imagem e botões.

Com essa estrutura de baixa fidelidade já é possível validar determinados erros de usabilidade ou insatisfações no fluxo da aplicação com os usuários.

Entendidos e corrigidos esses pontos de dor temos a ideia validada e podemos começar a elaborar uma aparência mais próxima da que será utilizada pelo usuário.

Prototipagem de alta fidelidade

O protótipo de alta fidelidade começa com uma pesquisa gráfica que resultará em um style guide, isto é, quais cores, formas, fontes e estilos serão utilizados na aplicação final.

As telas feitas anteriormente são “refinadas” de acordo com os estilos definidos no style guide. Também é durante essa prototipagem que são elaborados os textos de cada parte da aplicação, em um processo chamado de UX Writing.

Conjunto de telas de um aplicativo para telefone prototipadas em alta fidelidade, ou seja, com os textos, cores e estilos já bem definidos. Um protótipo de alta fidelidade determina exatamente o que vai ser visto no aplicativo final.

A partir de um protótipo de alta definição é possível começar desenvolver a aplicação funcional, testar a ideia com usuários de forma mais interativa, e até mesmo usar a prototipagem como pitch para ir em busca de investidores.

A EJCM trabalha com a prototipagem de aplicativos durante o nosso serviço de Concepção Digital, que toma conta de todo o processo de prototipação, testes e validação para que a sua ideia se torne um sucesso.

Se interessou em prototipar seu projeto? Então fale conosco, peça um orçamento e vamos juntos realizar esse sonho!

Similar Posts