UI e UX – Entendendo suas diferenças e convergências

Com a disseminação das tecnologias houve o surgimento de novas áreas no design. Entre elas, estão o UI e o UX. Por serem ramos que surgiram em um mesmo período pode haver uma confusão entre os termos, mas no post de hoje vamos esclarecer tudo sobre UI e UX, onde estes se divergem ou convergem….

UI e UX Design

Com a disseminação das tecnologias houve o surgimento de novas áreas no design. Entre elas, estão o UI e o UX. Por serem ramos que surgiram em um mesmo período pode haver uma confusão entre os termos, mas no post de hoje vamos esclarecer tudo sobre UI e UX, onde estes se divergem ou convergem. Antes de tudo vamos entender o que cada um deles significa:

1. Definições

Vamos começar por User Interface, o famoso UI que pode ser traduzido como interface do usuário — Esta é a parte tangível de um projeto, a interface de um aplicativo ou sistema, seja ele mobile ou web. A interface é aquilo que o usuário, como consumidor final, irá interagir.

E o UX, User Experience ou experiência do usuário é como ele vai interagir com determinado produto ou solução. UX envolve usabilidade, acessibilidade e o quão agradável é a relação entre o usuário e seu produto. Aqui, o designer tem como responsabilidade entender e propor soluções focadas na experiência do usuário, para esta ser tão satisfatória ao ponto de se fidelizar como cliente.

“Não importa quão bom seja um produto se, no final, ninguém o usar” — Don Norman

UX: Design de interação, cenários, arquitetura da informação, wireframes e protótipos, pesquisa com o usuário.

UI: Design gráfico, tipografia, layouts, cores.

2. Diferenças

O UI tende mais para o lado emocional e criativo, se assemelhando com o design gráfico, fazendo escolhas acerca da parte visual do projeto, com a tipografia, as cores e o layout, que significa basicamente um modo de disposição e arranjo de elementos gráficos num espaço.

Já o UX é a área mais racional, que elabora a parte conceitual e realiza as pesquisas, a fim de criar soluções que sejam eficazes. Das funções designadas a um designer UX, algumas são:

  • A elaboração de protótipos e wireframes (que são versões mais primitivas de protótipos);
  • O estudo sobre a persona;
  • Criação de cenários e pesquisa com o usuário.
Duas imagens de bolo lado a lado: A imagem da esquerda diz "UI" e mostra três bolos com cobertura e decoração elaborada. A imagem da direita diz "UX" e mostra uma fatia de bolo cortada, deixando ver o interior bem organizado em camadas.

3. Onde se encontram

Então, porque essas áreas ainda são confundidas?

Vamos dar como exemplo um aplicativo. Ao olhar para este, tudo o que vemos é UI e tudo o que fazemos é UX, e por serem tão complementares acabam se confundindo em uma coisa só.

Para entendermos melhor como eles estão interligados vamos fazer uma analogia com esses três bolos. Suas interfaces de usuário são diferentes (cobertura, formato e decoração), ou seja, a apresentação, visual e até as dicas de como se interagir com eles, como, por exemplo, em um deles há cinco cerejas distribuídas uniformemente em seu topo, indicando que aquele é um bolo de 5 fatias.

Já o UX é como se cortássemos o bolo e olhássemos a fatia e o que há dentro dele, o centro da experiência. Só assim podemos saber se ele está completamente assado, qual é o recheio, se os ingredientes são de qualidade e se o sabor é agradável.

Ambos formam um único bolo e são inseparáveis, pois um bolo sem cobertura parece inacabado e uma cobertura sem recheio perde seu propósito. E justamente por isso que os termos acabam sendo confundidos e unificados, pois apesar de serem coisas diferentes um complementa o outro.

E aí? Gostou de conhecer esses termos mais a fundo? Saiba que aqui na EJCM contamos com um time preparado para desenvolver sites e aplicativos de acordo com suas necessidades, utilizando as metodologias UI e UX. Entre em contato e faça um orçamento! Com nosso serviço de concepção digital, vamos juntos transformar seu sonho em realidade!

Oss!

Similar Posts